Parte - 2: Manipuladores do Amor e Não só, de Pessoas também.

Posted by NãoSouEuéaOutra | Posted in , , | Posted on 15:52


Os Manipuladores e o que eles fazem sobre aqueles a quem exercem o seu Poder


(se você, começa a ter certas inflamações, não dormir, certas infecções, certas dores, a cabeça demasiado ocupada com as coisas do outro... tenha certeza que está sendo objecto de uma manipulação, mesmo que não tenha consciência disso. Há uma força exterior por parte dos manipuladores que está sendo exercida sobre si, e que está drenando o seu poder. Saiba que quanto mais se alimenta o manipulador, mais exigente ele se torna e em algumas situações, eles se tornam extremamente agressivos. O Manipulador quer o controle total da sua psique e torná-la naquilo que ele deseja.
Saiba que o corpo é um Mestre em detectar fraudes.  O corpo quer sempre o seu  bem, porque isso quer dizer-lhe que há ou está diante de um perigo que não está sendo claro para si. Imaginemos que você está perto de uma pessoa, e a partir de certo momento você começa adoecer, uma infecção aqui, e acolá... um peso no seu corpo, uma astenia. Isso é sinal que há uma manipulação sobre você. Porque o que é certo na vida, não causa doenças, não fragmenta a sua psique e não distancia você mesmo de quem é!. Um Manipulador alimenta-se psiquicamente, drenando a energia do Outro. Os esquemas que ele usa, quando apanha a sua fragilidade, são dos mais diversos tipos. Um Manipulador, nunca assume que é Manipulador... só muito excepcionalmente algumas pessoas o fazem!! Saiba que um Manipulador nunca deixa a pessoa a quem manipula numa situação organizada, estável, equilibrada. Eles tratam de destruir tudo até ao último momento. Manipuladores não se curam, só quando lhes sair um pior que eles... eles estudam as presas ao longe, e não querem muita conversa. Um manipulador é um estrategista. Quer o Poder Absoluto nas mãos, mesmo que lhe dê tudo e faça tudo, creia que é o exercício de um determinado Poder, o de você passar para as mãos dele o seu poder pessoal. Por fim, irá dizer que você é uma fraca, não presta para nada (não importa o que seja, ele tratará de ser violentamente depreciativo verbalmente... tudo isto depois de lhe ter drenado a força e a concentração!!).



Vamos aos Trechos do Livro de Isabelle Nazere-Aga, que caiu-me há dias nas mãos, numa feira do Livro.



(...) Por  «lesões psíquicas» traduz-se primeiramente em sintomas físicos. Se a lesão moral perdurar, esses sintomas intensificar-se-ão, instalar-se-ão em permanência e organizar-se-ão em síndromas, isto é, em doenças. São «os sinais de stress». E por uma boa razão: o manipulador é um dos maiores agentes relacionais de estresse! (...)

(...) Um simulacro de compaixão poderá no entanto atravessá-lo quando uma pessoa que não seja você estiver em dificuldade. É aliás capaz de empregar todos os esforços para tratar de alguém que tem o mesmo problema de saúde que você já teve. A diferença entre você e essa pessoa? Você não teve direito a nenhuma consideração da parte do seu conjugue, negligenciou-a e trata agora com mil cuidados outra pessoa. O manipulador dá assim uma boa imagem de si próprio e poderá fazer acreditar aos estranhos que a condição da humanidade o comove ao mais alto grau! assim, poderá militar para a Amnistia Internacional ou a Cruz Vermelha, e ser um verdadeiro tirano na sua vida privada. (...)

(...) O Manipulador é dotado de um talento inegável para inverter as situações. É-lhe fácil modificar com convicção o que afirmava há alguns dias, algumas horas, ou até alguns minutos atrás!  (...) Mesmo na presença de testemunhas, o manipulador é capaz de negar com unhas e dentes qualquer contradição evidente. (...) Decerto, a MENTIRA, faz parte das características dos manipuladores. O que não quer dizer que mintam a torto e a direito. Podem FALSIFICAR OU OMITIR UMA PARTE DA VERDADE. Não se trata de um «esquecimento» mas de uma desinformação voluntária. Ainda aqui, se descobrirmos a verdade, eles tentarão inverter a situação para nos convencer de que as nossas provas não são provas.!  (...)
(PREGAR O FALSO PARA SABER O VERDADEIRO é uma táctica do manipulador posta em acção para vigiar. A prática corrente consiste em transformar uma suposição em afirmação ou em fazer uma pergunta incluindo um elemento erróneo. «A tua irmã fez bem em vender o carro a teu irmão.» «Ela deu-lhe o carro, não o vendeu
A jogada está feita. O manipulador queria saber se o irmão tinha bastante dinheiro para comprar um carro em segunda mão. A verdadeira pergunta fica tanto melhor encapotada quanto mais a conversa for despreocupada e positiva. Esta forma de comunicação obriga-nos a descodificar constantemente o significado subjacente das suas formulações verbais, mas também dos seus aspectos não verbais (mímicas, tons de voz, olhares, atitudes, silêncios e etc...). ESGOTANTE!
O Manipulador não dialoga. Monologa sobre as suas ideias preconcebidas. Está persuadido de que está de posse de toda a informação sobre o assunto que estamos a discutir: uma maneira sonsa de não ter que discutir inteligentemente. (...)
(...) O Manipulador enuncia as suas ideias como se tratasse de verdades universais.É capaz de inventar provérbios. É mestre na arte de FAZER DESLIZAR UMA FRASE do particular para o geral. O discurso dele parece lógico...(...) (...) A utilização de princípios morais e de generosidades que podem ser inteiramente criados permite que o manipulador evite a responsabilidade de um juízo pessoal. Assim se ele pronunciar a frase«Não nascem gatos dos cães» observando a crise de cólera do seu filho (que é também o dele!), é bem evidente que a mensagem se dirige a si. O reparo é tanto mais estúpido quanto a cólera das crianças não tem nada de hereditário. Mas todos os pretextos são bons para atacar.
Os princípios, as máximas e os provérbios que ele emprega são intermutáveis conforme o contexto e conforme o que lhe der jeito.  Por exemplo, um dia ele utiliza o provérbio «s que se assemelham procuram-se» para nos brindar com o seu oposto alguns dias mais tarde:«Os contrários atraem-se».
Para nos destabilizar, o manipulador poderá fazer uso de uma boa dose de sofisticação no vocabulário e nas formas sintáxicas. Quanto mais as palavras forem eruditas, a sintaxe for retorcida, menos compreendemos o que ele diz.  (...)
Isabelle Nazare-Aga 
Formada em  Psicomotricidade, Terapias Comportamentais e Cognitivas e em Programação Neurolinguística-

Comments (0)

Enviar um comentário

Bichinho Azul, conta p´ra mim quantos dedinhos e buraquinhos contou por aqui?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...